Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população em Juazeiro

Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população em Juazeiro

A vacinação contra a gripe (Influenza) está oficialmente liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade no município de Juazeiro, na Bahia. A medida entra em vigor nesta terça-feira (20) e segue orientação do Ministério da Saúde, que recomenda a ampliação da campanha como forma de aumentar a cobertura vacinal e reduzir os casos graves da doença em todo o país.

Com a decisão, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) disponibiliza as doses da vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento de cada unidade. Além disso, a imunização também pode ser feita na Farmácia Central, que fica ao lado do Camelódromo, na Praça Pedro Pereira Primo, no Centro da cidade.

Como se vacinar contra a gripe em Juazeiro

Para receber a vacina, é necessário apresentar:

  • Documento de identificação com foto;
  • CPF ou Cartão SUS;
  • Cartão de vacinação (caso disponível).

A vacinação é gratuita e faz parte da campanha nacional contra a gripe, que busca conter o avanço da Influenza, especialmente durante o outono e o inverno — períodos em que há maior circulação de vírus respiratórios.

População geral agora pode se vacinar

Inicialmente, a campanha era direcionada apenas aos grupos prioritários — como idosos, gestantes, crianças pequenas, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades. Agora, com a baixa procura registrada nas primeiras etapas da campanha e a necessidade de evitar internações e agravamentos, a Sesau decidiu seguir a orientação federal e ampliar o público-alvo para toda a população.

O secretário de Saúde de Juazeiro, Helder Coutinho, destacou a importância da imunização neste período crítico:

“A vacina contra a Influenza é segura, eficaz e essencial para proteger a população, especialmente neste período em que as síndromes respiratórias tendem a aumentar.”

Proteção reforçada para os mais vulneráveis

Apesar da liberação para todas as faixas etárias, a Sesau reforça que os grupos mais vulneráveis continuam sendo prioritários em termos de atenção à saúde pública. São eles:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
  • Idosos a partir de 60 anos;
  • Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
  • Pessoas com comorbidades;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Trabalhadores da saúde, educação, segurança e transporte.

Esses públicos estão mais suscetíveis a complicações da gripe, como pneumonias e outras infecções respiratórias, que podem exigir internação ou até mesmo levar ao óbito, especialmente em pessoas com sistema imunológico comprometido.

Por que se vacinar contra a gripe?

A vacina contra a gripe não protege contra a Covid-19 nem contra outros vírus respiratórios, como o sincicial, mas é eficaz contra as principais cepas do vírus Influenza em circulação no país. A imunização reduz significativamente as chances de quadros graves, hospitalizações e sobrecarga do sistema de saúde.

Além disso, como o vírus da gripe sofre mutações frequentes, a vacinação anual é fundamental, mesmo para quem já tomou a dose em anos anteriores.

Onde se vacinar em Juazeiro

A vacina está disponível nos seguintes locais:

  • Todas as UBSs de Juazeiro, de segunda a sexta-feira, em horário comercial (verificar o funcionamento específico de cada unidade).
  • Farmácia Central, localizada ao lado do Camelódromo, na Praça Pedro Pereira Primo, Centro.

A Secretaria de Saúde recomenda que todos procurem o ponto de vacinação mais próximo o quanto antes, evitando filas e possíveis aglomerações em períodos de maior demanda.

Ações da Sesau para ampliar a cobertura vacinal

Com a liberação para o público geral, a Sesau espera aumentar significativamente os índices de cobertura vacinal, que ainda estão abaixo do ideal no município. Além da vacinação nos postos fixos, há expectativa de que ações itinerantes e campanhas informativas sejam retomadas para ampliar o acesso da população ao imunizante.

Juazeiro também monitora os casos de síndromes gripais em tempo real por meio da vigilância em saúde, e segue orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para manter o estoque regular de vacinas em toda a rede

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Blog O Vale Quer Saber
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.