Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trump revelou sua “planilha” de tarifas

Trump revelou sua planilha de tarifas

“O Dia da Libertação chegou”. Foi assim que Donald Trump definiu a mais recente rodada tarifária, que manteve investidores e líderes globais em alerta.

As tarifas impõem custos extras para empresas que dependem de importações, e podem reconfigurar fluxos comerciais. Em um quadro apresentado pelo presidente, o Brasil aparece com uma tarifa de 10% — uma das mais baixas da lista.

Para a China, o governo americano está impondo uma sobretaxa de 34%, enquanto a União Europeia vai ser taxada em 20%.

No caso do Brasil, o impacto, segundo simulação do Bradesco, pode gerar um prejuízo de US$ 2 bilhões sobre as exportações. O setor industrial e o agronegócio devem ser os mais afetados.

Segundo Trump, a definição das alíquotas seguiu um critério de reciprocidade: os EUA passaram a cobrar de outros países tarifas equivalentes às que eles aplicam sobre produtos americanos.

VEJA  Em dois meses, tarifas contra a China saltam de 10% para 125%

Nas palavras dele: “Assinarei uma Ordem Executiva histórica instituindo tarifas recíprocas sobre países de todo o mundo. Recíproco significa: ‘se eles fazem isso conosco, nós faremos isso com eles’.”

Ainda sobre Trump…Ao que parece, quem pode estar perto de deixar o time do governo é Elon Musk. Fontes dizem que Trump está satisfeito com a atuação do bilionário, mas que ambos concordaram que é momento do dono do X focar em seus negócios e ficar apenas como apoio do governo.

Veja também:

Blog O Vale Quer Saber
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.