Mães, pais e cuidadores de pessoas atípicas se reuniram no auditório da Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc), no último sábado (08), para o encontro TEAcolhe. A reunião, que visa ouvir e aproximar as famílias, é realizada mensalmente pela Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (AAMAVASF), com o apoio da Prefeitura de Juazeiro.
O encontro funciona como uma espécie de grupo de apoio, onde as famílias, cuidadores, profissionais de educação e da área da saúde podem compartilhar suas experiências. “Esse é um momento de conversa, onde as mães falam sobre suas vidas, suas angústias, seus filhos, suas dores e a felicidade em ser a mãe atípica que é. Sabemos que existe uma sobrecarga, mas com essa rede de apoio tudo fica mais fácil. Tudo flui melhor quando temos pessoas para nos apoiar”, explicou a presidente da AAMAVASF, Rose Rodrigues.
Durante o encontro, a secretária de Educação, Maéve Melo, falou sobre as ações que já vêm sendo desenvolvidas pela Seduc para atender as especificidades dos estudantes atípicos. “A Seduc está aberta para ouvir e apoiar a AAMAVASF e as famílias no que for preciso. A partir desse diálogo, nós já alteramos os requisitos para a contratação dos Auxiliares de Atendimento Educacional Especializado (AEE), vamos melhorar as salas de AEE e já incluímos entre as ações do nosso planejamento estratégico a criação das salas de acomodação sensorial, para regulação emocional das nossas crianças”, disse a gestora.
A reunião, que ainda contou com a presença do vereador Renan Fonseca, foi finalizada com uma homenagem às mães, pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
—
Ascom Seduc/PMJ