Aconteceu nesta terça-feira (23), no Rapport Hotel, em Juazeiro, a coletiva de imprensa de apresentação da programação do Festival Juá Literária – Um Rio de Letras. Onde foram apresentados os espaços que irão receber as atividades e todas as novidades desta edição. Além da programação do festival, foram exibidas também as ações do programa Juá Literária que já está em andamento nas escolas do município.
O Festival Juá Literária promete atingir toda a sociedade juazeirense, trazendo escritores e nomes de destaque da literatura nacional para a cidade. Em entrevista ao Vale Quer Saber, a secretária de Educação, Maeve Melo, destacou a importância do evento:
“O festival vai atingir toda a comunidade, e não apenas as escolas. Começamos na escola, mas queremos que a cultura da leitura se expanda para as famílias e para a comunidade como um todo”, afirmou.
O evento faz parte do programa Juá Literária, que visa melhorar a alfabetização e o incentivo à leitura entre os estudantes da rede municipal. Segundo Maeve, apenas 29% dos alunos do segundo ano atingiram um nível satisfatório de alfabetização, número que representa um grande desafio para a cidade.
“Temos um grande desafio de melhorar esse indicador. O programa começou efetivamente com o lançamento e a entrega de livros em junho e julho, e acreditamos que é um processo contínuo. Não posso afirmar que já temos resultados concretos, mas nossa expectativa é melhorar esses números até o final do ano. Em 2025, iremos acompanhar mês a mês para obter melhores resultados”, explicou a secretária.