Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto dos contadores de histórias de Juazeiro se torna referência no Rio Grande do Sul

Estudantes do CODEFAS em uma oficina dos jogos de contar histórias

Haja 14 anos, o professor especialista, escritor e contador de histórias Willian Fernando Soares vem propagando a arte da narrativa oral a partir das raízes culturais de Juazeiro da Bahia e do Vale do São Francisco. Seu trabalho, marcado pela valorização da cultura local de pesquisa em viagens no Velho Chico, incentiva a leitura por meio de causos, mitos e lendas (seus avós foi sua primeira roda de histórias) e fortalece o fazer formativo com projetos inovadores, em destaque premiações nacionais de reconhecimento, e consolidação na pesquisa e estudo da contação de história. A trajetória do artista da palavra pode ser dividida em três fases:

  • 1ª fase (2011–2020): formação de contadores de histórias nas escolas públicas municipais estaduais e privadas, com apresentações por toda a cidade e no Vale do São Francisco, previamente mais de 250 adolescentes e jovens passaram pelo laboratório de conhecer e contar as lendas do rio São Francisco. Em 2020 a formação de narradores foi virtual devido a pandemia da covid-19.
  • 2ª fase (2021–atual): atuação como escritor de literatura infantojuvenil, criando A Turma do Contador de Histórias, nessa fase se tornou Patrono da Academia Brasileira de Contadores de Histórias.

3ª fase (2023–atual): criação do Curso Peixe Vivo: Práticas na Linguagem da Contação de Histórias, que em 2025 ganhou a Coleção Peixe Vivo, formada por livretos que usam a metáfora dos peixes nativos do Rio São Francisco para ensinar técnicas e saberes da narrativa oral para professores, multiplicando a arte de encantar com as histórias.

Essa trajetória inspirou uma iniciativa que agora floresce a mais de 3 mil quilômetros de distância. Em Passo Fundo, na região norte do Rio Grande do Sul, será lançado neste mês de agosto o Projeto Escola de Contadores de Histórias, aprovado em edital da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc). A proposta oferece formação na área da contação de histórias para educadores e adolescentes do município, ampliando o acesso e a participação em atividades culturais.

O autor do projeto gaúcho é o professor, escritor e contador de histórias Gabriel Tonin, conhecido como Gabito. Patrono da ABCH (Academia Brasileira de Contadores de Histórias), Gabito afirma que buscou inspiração direta no trabalho realizado em Juazeiro.

— Para nós, aqui em Passo Fundo, é muito bom poder contar com a referência do trabalho do Will. Esse projeto, dada a sua relevância, é uma fonte de inspiração para formação e vamos procurar realizar um intercâmbio entre as iniciativas, para fortalecer a arte da oralidade em nossos espaços — destaca.

Assim, o que começou às margens do Velho Chico agora cruza fronteiras, reforçando a força da palavra falada como ferramenta de educação, memória e transformação social.

Veja também:

Blog O Vale Quer Saber
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.