Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Presidente Lula anuncia construção da Casa da Igualdade Racial da Bahia durante conferência nacional

Presidente Lula anuncia construção da Casa da Igualdade Racial da Bahia durante conferência nacional

O Governo Federal vai construir a Casa da Igualdade Racial da Bahia. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na noite de segunda-feira (15), durante a solenidade de abertura da V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que acontece até sexta-feira (19), em Brasília. O evento reúne representantes de todo o país que, ao longo da semana, vão debater a definição de políticas públicas para o setor.

A cerimônia de abertura contou com a presença das ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da Cultura, Margareth Menezes. Presente ao ato, a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimarães, destacou a relevância histórica da iniciativa.

“A instalação da Casa da Igualdade Racial na Bahia é uma conquista muito importante e simboliza o compromisso do Governo Federal com o enfrentamento ao racismo e a promoção da equidade. Além disso, a retomada das conferências nacionais fortalece a participação social e abre espaço para que possamos avançar na construção de políticas públicas transformadoras para o nosso povo”, afirmou a secretária.

A proposta da Casa da Igualdade Racial é ser um espaço de convívio comunitário e de apoio especializado para a população negra, em sua diversidade, e para comunidades tradicionais, com o objetivo de promover a valorização da cultura afro-brasileira e o fortalecimento das relações sociais.

Além da Sepromi, a Bahia está representada na V Conapir por 116 delegados e delegadas, eleitos durante a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, realizada em Salvador, entre os dias 20 e 22 de agosto.

Na cerimônia de abertura, a ministra Anielle Franco assinou protocolos de intenção para adesão ao Sinapir com Fortaleza (CE), Itabira (MG), Contagem (MG) e Pelotas (RS), além de anunciar Casas da Igualdade Racial nos estados do Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

“Queremos viver e viver sem medo da morte, apenas pensar na garantia de direitos. Queremos a vida. Essas vozes que estão aqui hoje precisam ser ouvidas e consideradas na hora de orientar as políticas desse país”, afirmou Marina Duarte, vice-presidenta do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR).

Também participaram da solenidade a primeira-dama, Janja Lula da Silva; as ministras dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo; das Mulheres, Márcia Lopes; da Cultura, Margareth Menezes; do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; e os ministros da Educação, Camilo Santana; do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; e da Previdência Social, Wolney Queiroz.

Fonte: Ascom/Sepromi

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Veja também:

Blog O Vale Quer Saber
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.