Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Praça de Justiça e Cidadania: projeto está de volta com oferta de serviços à população de Canudos (BA)

Praça de Justiça e Cidadania projeto está de volta com oferta de serviços à população de Canudos (BA)

Ação ampliará o acesso da população a serviços públicos, jurídicos, sociais, culturais e de cidadania

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), com o apoio de mais de 30 instituições, promoverão, entre os dias 1º e 3 de outubro, uma nova edição do projeto Praça de Justiça e Cidadania em Canudos, na Bahia (BA). As atividades ocorrerão em diferentes pontos do município, tendo como sede principal o Colégio Modelo Maria José de Souza Alves, localizado no bairro Califórnia.

O programa tem como objetivo aproximar o Judiciário da população de Canudos e região, oferecendo acesso integrado a serviços públicos, jurídicos, sociais, culturais e de cidadania. A iniciativa busca, ainda, desburocratizar a emissão de documentos e garantir atendimentos adaptados às especificidades culturais de cada comunidade.

Entre as principais ações programadas estão:

  • atendimentos jurídicos, audiências de conciliação, mediação e instrução;
  • emissão de documentos (RG, certidões, título eleitoral, CTPS digital etc.);
  • orientações financeiras, previdenciárias e sociais;
  • serviços de saúde (triagem, exames rápidos, orientações preventivas);
  • regularização fundiária rural e urbana, social e específica;
  • oficinas de empregabilidade, educação financeira e direitos do consumidor;
  • atividades culturais e educativas, incluindo apresentações artísticas, palestras históricas e rodas de conversa sobre a memória de Canudos.

Justiça Federal em ação

Durante os três dias de ação, a Justiça Federal atuará em quatro eixos estratégicos de atendimento:

  1. Previdência, Assistência Social e Desenvolvimento Rural – voltado a garantir o acesso a direitos previdenciários e assistenciais, com atendimento integrado entre Justiça Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Defensoria Pública da União (DPU) e Procuradoria Federal, além de perícias médicas, mutirão de audiências e propostas de acordo. Também serão oferecidas orientações do Banco do Nordeste e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para fomentar a autonomia e o desenvolvimento sustentável das atividades rurais.
  2. Regularização Fundiária e Direitos Coletivos – atendimento às famílias do Acampamento Bom Jardim, conduzido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), com suporte jurídico da DPU, do Ministério Público Federal (MPF) e da Procuradoria Federal. O eixo inclui a realização de uma audiência de conciliação em ação civil pública, considerada um ato-marco para a região.
  3. Solução de Conflitos Individuais com a União – espaço dedicado a audiências de conciliação conduzidas por juízas(es) federais, com a participação da Procuradoria Regional da União da 1ª Região (PRU1), garantindo soluções rápidas e homologadas judicialmente.
  4. Solução de Conflitos Individuais com a Caixa Econômica Federal (CAIXA) – mutirão de conciliações em demandas relacionadas a contratos, Sistema Financeiro de Habitação, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e outras pendências financeiras, conduzidas com representantes da instituição e homologação judicial imediata.

Educação e diálogo

Além dos atendimentos, o projeto também abrirá espaço para debates sobre temas relevantes ao desenvolvimento sustentável da região. No eixo Clima, Prevenção à Desertificação e Convivência com o Semiárido, serão promovidas palestras da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA). Também serão concedidas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) orientações técnicas especializadas sobre gestão de recursos hídricos e tecnologias sociais para a convivência com o semiárido.

Já no eixo Círculos de Paz e Diálogo Comunitário, haverá momentos de integração entre autoridades, equipes e comunidade, com destaque para o “Grande Círculo de Paz e Cidadania”, no encerramento do primeiro dia, e para o círculo temático “Terra, Clima e Futuro em Canudos”, que reunirá agricultores, especialistas e instituições como INCRA, BNB, SEMA, DNOCS e MPF.

O Ministério Público Federal (MPF) receberá da sociedade, durante o evento, demandas referentes a interesses e direitos coletivos, principalmente relacionados à proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente, dos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, bem como os relativos às comunidades tradicionais.

Sobre a iniciativa

As Praças de Justiça e Cidadania são movimentos itinerantes do Poder Judiciário em parceria com diversas instituições, voltados a ampliar o acesso da população a serviços essenciais, especialmente em regiões mais distantes.

Essa ação global multi-institucional é um trabalho conjunto que integra cidadania, cultura e Justiça.

Leve sua família, aproveite os serviços e fortaleça seus direitos!

*Com informações do TRF1

Veja também:

Blog O Vale Quer Saber
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.