Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PGR denuncia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

bolsonaro pgr

A Procuradoria-Geral da República denunciou Jair Bolsonaro e outros 33 aliados por, segundo a denúncia, ter liderado uma organização criminosa armada para romper a ordem democrática após a eleição de 2022 e tentar se manter no poder.

A PGR acusa Bolsonaro e seu grupo de elaborar um decreto para invalidar as eleições e buscar apoio militar para uma ruptura institucional.

A acusação usou principalmente os relatos do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, à PF. Ela pontua que o plano foi discutido em reunião com os comandantes das Forças Armadas em dezembro de 2022.

Além disso, o atual procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que Bolsonaro sabia de um plano para assassinar o presidente Lula e concordou com a trama. Na visão da PGR, o ex-presidente liderava o núcleo “crucial” da trama golpista.

Como isso tudo impacta em Brasília? Se a denúncia for aceita pela 1⁠ª Turma do Supremo Tribunal Federal, liderada por Alexandre de Moraes, Bolsonaro vai se tornar réu e responderá a um processo penal — e em último caso pode ser preso.

VEJA  Primeiros secretários e assessores para nova equipe do município de Curaçá

As acusações incluem crimes como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano ao patrimônio da União.

O que diz Bolsonaro?
A defesa do ex-presidente criticou o fato da denúncia ser baseada em uma única delação premiada que já foi alterada diversas vezes e que, em dois anos, não foi encontrado nenhum elemento que conectasse o presidente à narrativa construída.

Enquanto a esquerda já faz pressão e pede pela prisão do Bolsonaro, a direita criticou o timing da decisão da PGR, dizendo que foi pensado para tirar o foco da atual situação do governo e do país.

Veja também:

Blog O Vale Quer Saber
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.