Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O “super acordo” que pode tornar Bolsonaro elegível

O “super acordo” que pode tornar Bolsonaro elegível

Você ainda está programado para 2025? Porque já tem gente que está de olho em 2026. Um grupo de deputados do PL, com o apoio de parte do Centrão, está se movendo para trazer Bolsonaro de volta para a política.

O ex-presidente está inelegível até 2030 por uma decisão do TSE, que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação , acusado de levantar suspeitas sobre as urnas em um evento oficial — o que o desenquadra da Lei da Ficha Limpa.

Não à toa, agora, os membros da direita em Brasília estão querendo discutir uma mudança na Lei da Fica Limpa — ironicamente criada e reforçada na época por vários membros da direita. O grande objetivo é trazer Bolsonaro de volta para o jogo.

VEJA  Ex-prefeita Suzana Ramos esclarece sobre informações divulgadas em reportagem

A ideia principal é emplacar uma proposta que reduzisse a pena de crimes eleitorais de 8 anos inelegíveis para 2 anos inelegíveis . Para valer em 26, o Congresso teria que aprovar até outubro.

Enquanto a incerteza fica no ar, outras figuras já veem oportunidade de ocupar o lugar caso Bolsonaro não consiga, como Gusttavo Lima , Pablo Marçal e o governador de SP, Tarcísio de Freitas . Jair ainda cogita Flávio e Michele Bolsonaro.

PS: Esse tipo de “acordo” não é novidade. Em 1997, o Congresso mudou as regras de reeleição para permitir que Fernando Henrique Cardoso disputasse um segundo mandato. Na época, até houve denúncias de compra de votos — mas o projeto foi aprovado.

Veja também:

Blog O Vale Quer Saber
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.