Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O festival que traz João Gilberto e a essência da Bossa Nova de volta a Juazeiro: “A cidade vai viver dias inesquecíveis de música, arte e emoção”

festival a bossa nova

Mais de 70 anos depois de João Gilberto reinventar o violão e transformar a música brasileira, o espírito da Bossa Nova volta para casa. Entre os dias 28 e 30 de novembro, Juazeiro — cidade natal do genial músico — será palco do Festival “A Bossa”, um evento que une memória e futuro, com shows musicais, bate-papos e experiências culturais à beira do Rio São Francisco.

Idealizado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), o festival trará grandes nomes da música nacional, como Vanessa da Mata, Roberta Sá, Lenine, Alexandre Leão, entre outros artistas, que se apresentam em uma programação repleta de homenagens e celebrações à obra de João Gilberto.

O prefeito Andrei Gonçalves destacou o orgulho em ver a cidade reviver a história de um de seus maiores ícones. “Trazer a Bossa Nova de volta com esse Festival para Juazeiro é celebrar a genialidade de João Gilberto e reafirmar o nosso compromisso com a cultura e com a valorização das nossas raízes. A cidade vai viver dias inesquecíveis de música, arte e emoção. Queremos inspirar novas gerações e fazer com que o mundo volte os olhos para Juazeiro como berço de uma das maiores revoluções musicais da história”, afirmou o gestor.

Além dos shows, o público poderá participar de rodas de conversa com personalidades que fizeram parte da história da Bossa Nova, visitar feiras de artesanato e vivenciar atividades culturais durante o dia, transformando Juazeiro em um grande cenário de arte, memória e celebração.

Com o tema “A Bossa de João e do Rio”, o festival conecta simbolicamente as margens do Rio São Francisco — onde João formou sua sensibilidade artística — às ondas do Rio de Janeiro, onde, ao lado de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, ele consolidou a Bossa Nova como um dos movimentos mais importantes da música mundial.

O secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Targino Gondim, ressaltou o impacto do evento na economia criativa local. “A Bossa é um tributo às nossas origens, mas também um impulso para o futuro. Vamos transformar essa herança em experiência, movimentando o turismo, o comércio e toda a cadeia cultural da cidade”, ressaltou

De João Gilberto a Edésio Santos

O Festival A Bossa será integrado ao tradicional Festival Edésio Santos da Canção (FESC), fortalecendo o calendário cultural de Juazeiro. Nos dias 28 e 29 de novembro, o público acompanhará as eliminatórias do FESC, no Centro de Cultura João Gilberto. Ao final de cada noite, o público será convidado a percorrer um trajeto cultural imersivo até a orla, onde o palco principal da Bossa seguirá a festa.

A integração culmina no dia 30 de novembro, quando os artistas vencedores do FESC serão premiados e se apresentarão dentro da programação do Festival A Bossa, em um grande encontro entre tradição e contemporaneidade que promete marcar a história cultural de Juazeiro.

“Queremos, com essa iniciativa, junto ao Festival Edésio Santos, inspirar novas gerações, fortalecer nossa economia criativa e reforçar o orgulho de Juazeiro como berço de uma das maiores revoluções musicais do mundo”, finalizou o prefeito.

Ascom PMJ

Veja também:

Blog O Vale Quer Saber
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.