Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Juazeiro realiza pré-conferência sobre saúde mental da comunidade LGBTQIAPN+ e fortalece mobilização para conferência municipal

A cidade de Juazeiro, na Bahia, deu início nesta terça-feira (6) às mobilizações para a Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+, com a realização da pré-conferência “Dialogando sobre a Saúde Mental”. O evento aconteceu no auditório do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da UNEB – Campus III e reuniu acadêmicos, ativistas, representantes da sociedade civil e profissionais da saúde para debater os desafios enfrentados pela população LGBTQIAPN+ em relação à saúde mental, preconceito e discriminação.

A pré-conferência marcou o primeiro passo de uma série de encontros preparatórios que antecedem a conferência principal, prevista para os dias 20 e 21 de maio, no Colégio Agostinho Muniz, em Juazeiro.

Enfrentando o preconceito com escuta e diálogo

Durante o evento, a educadora sociocultural Luhara Dávilla, presidenta do Coletivo Dandara, destacou que o sofrimento mental da população LGBTQIAPN+ não está ligado à sua identidade ou orientação sexual, mas sim ao preconceito e à violência estrutural enfrentados diariamente. “O problema não é ser quem se é, mas o mundo que insiste em não aceitar a diversidade”, afirmou.

O psicólogo Jorge Silva, um dos convidados da pré-conferência, ressaltou a importância de espaços de escuta ativa e construção coletiva. “Uma conferência como essa representa resistência e existência. É uma forma de garantir que essa população não seja mais invisibilizada, e que suas demandas sejam levadas a sério pelas gestões públicas”, pontuou.

Próximos encontros e participação popular

A mobilização continua no próximo dia 15 de maio, às 9h, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, com mais uma etapa preparatória voltada à discussão dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa LGBTQIAPN+, Alexandre Santos, que também é coordenador de Diversidade da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), reforçou que esses encontros são momentos de escuta e proposição. “A partir dessas escutas, vamos catalogar propostas que serão debatidas e encaminhadas na conferência municipal. O objetivo é construir políticas públicas reais e transformadoras”, explicou.

Conferência Municipal será realizada em maio

A Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ de Juazeiro acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, com o intuito de consolidar as discussões e sugestões colhidas nas pré-conferências e encontros mobilizadores. A expectativa é que o evento fortaleça a luta por direitos e igualdade, além de promover o desenvolvimento de ações concretas para o enfrentamento das desigualdades vividas pela população LGBTQIAPN+.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Blog O Vale Quer Saber
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.