Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Juazeiro realiza Ciclo da Política de Acessibilidade com foco na construção de uma cidade mais inclusiva

Juazeiro realiza Ciclo da Política de Acessibilidade com foco na construção de uma cidade mais inclusiva

A Prefeitura de Juazeiro, por meio do Conselho de Direitos Humanos e da Casa dos Conselhos, realizou nesta segunda-feira (13) o Ciclo da Política de Acessibilidade, na Escola de Formação do Município. O encontro reuniu profissionais, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir inclusão, direitos e políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.

O assistente social Josewilson Souza, vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, lembrou que em 2015 a pauta da acessibilidade ainda era pouco debatida em Juazeiro. Ele destacou que é preciso pensar a acessibilidade como uma mudança de atitude, que garanta o direito das pessoas com deficiência de participar plenamente de todos os espaços, da cultura ao lazer. A fisioterapeuta Marcela Cirne, da Secretaria de Saúde, apresentou a rede de cuidado e reabilitação, ressaltando o trabalho conjunto entre as secretarias, conselhos e instituições para promover acolhimento, respeito e igualdade.

A diretora de Inclusão da Secretaria de Educação, Carliane Oliveira, destacou que, nos últimos cinco anos, mais de mil alunos com deficiência foram matriculados na rede municipal de ensino. Ela enfatizou o compromisso de garantir não apenas o acesso à escola, mas a permanência e a aprendizagem significativa. A advogada Lara Felix abordou a importância das calçadas e espaços públicos acessíveis, e a superintendente do SUAS, Maria Quitéria, trouxe uma fala anticapacitista com a defesa de uma gestão que promova políticas públicas com equidade.

Professores da rede estadual também participaram do diálogo, representando a sociedade civil. A professora Melida Santos, pessoa com deficiência e integrante do Conselho Municipal de Direitos Humanos, destacou a importância de unir forças entre as secretarias e conselhos para garantir direitos de forma efetiva. Já o professor Tiago Pacheco, que também é pessoa com deficiência, reforçou que o debate sobre acessibilidade deve envolver todas as áreas, do esporte e lazer ao trabalho e à dignidade da pessoa idosa, para que as políticas públicas contemplem o cidadão em sua totalidade.

Encerrando a programação, o assessor técnico da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda da Bahia, Jailson Cadeirante, falou sobre a importância de um plano municipal de acessibilidade que envolva a fiscalização do comércio e dos espaços públicos. Ele também convidou o público para a próxima atividade da Agenda Bahia do Trabalho Decente, que acontecerá na sexta-feira (17), às 9h, na Escola de Formação de Juazeiro, com a oficina “O banco de dados do IBGE como instrumento de construção de políticas públicas”, ministrada por Saulo Alves de Almeida, chefe da Agência do IBGE em Juazeiro.

Lucas Oliveira – Ascom/PMJ

Veja também:

Blog O Vale Quer Saber
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.