Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Juazeiro inicia pela primeira vez vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes

Vacinação Dengue

Pela primeira vez, o município de Juazeiro passa a ofertar a vacinação contra a dengue à população. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou, nesta segunda-feira (9), a imunização contra a doença, integrando a estratégia nacional de enfrentamento ao vírus. A campanha é direcionada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A dengue é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o arbovírus com o maior número de casos na Região das Américas, com registros de epidemias a cada três a cinco anos. No Brasil, a doença apresenta circulação contínua desde a primeira epidemia identificada em 1981, em Boa Vista (RR), com a presença dos quatro sorotipos do vírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

Entre os primeiros vacinados em Juazeiro está o estudante Erik Matos, de 12 anos, que aprovou a experiência e deixou um recado para quem faz parte do público-alvo.

“Não doeu nada. Foi bem rápido. Eu achei importante tomar a vacina e convido todo mundo da minha idade a vir se vacinar também”, afirmou.

A enfermeira Anizle Duarte reforçou as informações da campanha e destacou a importância da adesão das famílias. “Essa é uma vacina segura, composta por duas doses com intervalo de três meses entre elas. Ela pode ser aplicada mesmo em quem já teve dengue e também não há contraindicação para quem tomou a vacina contra o HPV. Nosso objetivo é proteger nossas crianças e adolescentes e reduzir casos graves da doença”, explicou.

A vacinação tem como principal objetivo reduzir hospitalizações e óbitos causados pela dengue. O Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) estabeleceu como meta alcançar 90% de cobertura do esquema vacinal completo no país.

Em Juazeiro, a expectativa de público é de 19.729 crianças e adolescentes, com meta inicial de aproximadamente 14 mil vacinados. Para esta primeira etapa da campanha, o município recebeu 1.693 doses da vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação é uma medida essencial de proteção coletiva, que deve caminhar junto às ações permanentes de combate ao mosquito Aedes aegypti, como a eliminação de focos de água parada e o envolvimento da comunidade.

Texto: Camila Santana – Ascom PMJ/Sesau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Blog O Vale Quer Saber
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.