Nesta quinta-feira (9), foi publicado no Diário Oficial do Município de Juazeiro (BA) um decreto que reconhece a situação de emergência na saúde pública da cidade. A decisão veio após a análise do relatório de transição de governo, que revelou graves irregularidades e precariedades no sistema de saúde local.
De acordo com o relatório, foram identificadas insuficiência de profissionais de saúde, falta de insumos, equipamentos médicos essenciais inoperantes, além de estruturas físicas precárias nas Unidades Básicas de Saúde, Hospital Materno Infantil, Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e Unidade Pediátrica (UPED).
O documento também destacou que a nova gestão assumiu o comando da saúde municipal enfrentando um elevado nível de endividamento, herdado da administração anterior.
Em resposta, o decreto estabelece a situação de emergência em caráter excepcional. “Fica reconhecida e decretada a situação de emergência na Secretaria de Saúde, em caráter excepcional, com o objetivo de viabilizar a adoção de medidas urgentes para atendimento à saúde da população, em razão da grave situação da Atenção Básica e da consequente sobrecarga nos demais equipamentos de saúde, como a UPA e Rede Hospitalar, comprometendo o atendimento adequado à população”, afirma um trecho do texto.
A medida tem como objetivo agilizar ações que restabeleçam a qualidade do atendimento à saúde da população juazeirense.
Acesse o decreto completo
Confira o documento completo publicado no Diário Oficial pelo link: https://doem.org.br/ba/juazeiro/diarios/previsualizar/gN0lkBNP.