Microagulhamento, lifting não invasivo e extração de células-tronco. Esses tratamentos de ponta estão colocando a Coreia do Sul no topo da indústria da beleza.
Nos últimos anos, o país tem visto um fluxo constante de pacientes estrangeiros. Na semana passada, o governo anunciou uma cifra recorde de 1,17 milhão em 2024 — quase o dobro do ano anterior.
Esse resultado, segundo o Ministério da Saúde e Bem-Estar, fez a Coreia do Sul atingir bem antes do previsto a meta original de atrair 700 mil pacientes internacionais até 2027.
Falando de dinheiro… Estima-se que esses estrangeiros geraram mais de US$ 2 bilhões para a indústria sul-coreana de turismo médico e cosmético apenas em 2023.
A ascensão do turismo de beleza na Coreia do Sul
O boom da chamada K-beauty começou na década passada, com marcas como Dr. Jart+ e Peach & Lily produzindo fórmulas inspiradas pela afinidade do país por uma “pele jovem e cristalina”.

No entanto, à medida que as marcas de beleza sul-coreanas prosperaram, o interesse no mercado de estética do país cresceu.
O resultado: A Coreia do Sul ficou conhecida como a capital da cirurgia plástica (teve a maior taxa per capita em 2021) e rapidamente se tornou um centro de viagens focadas em procedimentos cosméticos.
O governo aproveitou essa “febre”. Passou não só a conceder reembolso fiscal e vistos especiais de turismo médico como também a realizar eventos globais de bem-estar. O impacto em números.
- A quantidade de cirurgiões plásticos sul-coreanos em consultórios particulares quase dobrou na última década para mais de 2.700;
- Já o número de dermatologistas em clínicas locais aumentou 1,4x no mesmo período;
- Só na capital Seul, são mais de 600 clínicas de cirurgia plástica.
Isso fez com que algumas clínicas de dermatologia passassem a contratar talentos para oferecer serviços extensivos em vários idiomas. Por outro lado, houve um crescimento exponencial para negócios relacionados, como agências de turismo médico