Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo da Bahia reafirma compromisso com combate à fome durante Encontro dos Conseas do Nordeste, realizado nesta quinta-feira (30)

Governo da Bahia reafirma compromisso com combate à fome

“Na Bahia, o combate à fome já é uma estrutura de governo, não um programa passageiro. É política de Estado, construída com o povo e para o povo”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante o Encontro dos Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional do Nordeste (Conseas), realizado nesta quinta-feira (30), no Hotel Fiesta, em Salvador.

O evento reuniu representantes dos nove estados do Nordeste para discutir ações conjuntas voltadas à segurança alimentar e nutricional. A articulação, segundo o governador, busca fortalecer os conselhos estaduais e municipais e ampliar a participação das prefeituras na execução das políticas públicas. Ele destacou que o Estado já avança com programas como o Bahia Sem Fome e que o objetivo agora é consolidar essa integração regional. “É um mutirão que envolve União, estados e municípios, e nós vamos chegar lá, não tenho dúvida disso”, afirmou Jerônimo.

Nordeste consolida protagonismo e define novas diretrizes

A mobilização resultará na elaboração de um documento com diretrizes e estratégias para alcançar as famílias que ainda enfrentam insegurança alimentar. A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, explicou que o encontro consolida o protagonismo do Nordeste no combate à fome e reforça o pacto federativo entre os três níveis de governo. Segundo ela, o Nordeste é a região que mais aderiu ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e a que mais reduziu os índices de insegurança alimentar no país. “Estamos atentos para que o Brasil não volte ao mapa da fome, fortalecendo a integração entre Governo Federal, estados, municípios e conselhos”, afirmou.

A Bahia também se destacou como referência nacional na implementação do Sisan. O trabalho desenvolvido no estado demonstra, de acordo com a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine, que é possível integrar diferentes áreas do governo com a participação ativa da sociedade civil. Ela ressaltou que essa articulação fortalece a qualidade técnica das políticas públicas e amplia o controle social. “A Bahia mostra que é viável construir um sistema intersetorial, com qualidade técnica e envolvimento da sociedade civil”, disse.

O fortalecimento das ações conjuntas entre União, estados e municípios também foi apontado como essencial para erradicar de vez a fome no país. A avaliação, feita por lideranças regionais, reforçou que o esforço coletivo do Nordeste tem sido decisivo para os avanços nacionais. “É essa união que vai nos permitir erradicar de vez a fome do nosso povo”, declarou o presidente do Consea da Paraíba, Arimateia França.

Repórter: Raul Rodrigues/GOVBA

Veja também:

Blog O Vale Quer Saber
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.