Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gabriel Bortoleto, o piloto que reacendeu a chama brasileira na Fórmula 1

Gabriel Bortoleto na Formula 1

Na contagem regressiva. Após 7 longos anos, o Brasil está a 4 dias de finalmente voltar a ter um representante no grid da Fórmula 1.

Mas, afinal, como foi a sua trajetória até chegar ao grid mais prestigiado do mundo?

Gabriel nasceu em 14 de outubro de 2004, em Osasco, São Paulo. Desde cedo, demonstrou um grande talento para o automobilismo, começando sua trajetória no kart com apenas 6 anos de idade.

Na categoria Mirim, destacou-se rapidamente e logo conquistou títulos importantes, como o Campeonato Brasileiro e o Vice Estadual. No entanto, seu sonho era alcançar a Fórmula 1, o que exigiria que ele ultrapassasse as fronteiras do Brasil.

Aos 11 anos, ele embarcou para a Europa sozinho, deixando família e amigos para trás em busca do sonho de correr na Fórmula 1. Veja aqui o relato emocionante de sua mãe.

A mudança foi em busca de mais competitividade, e foi em solo europeu que ele começou a se destacar, especialmente no Campeonato Mundial e Europeu de Kart, onde alcançou o pódio e se consolidou como um dos maiores talentos da categoria.

Mas a jornada de Bortoleto não foi fácil. Como muitos pilotos, ele teve dificuldades em encontrar vagas nas categorias de base do automobilismo, e foi apenas após a intervenção de Fernando Alonso que as portas começaram a se abrir.

VEJA  Futebol Brasileiro sem a CBF? LFU e Libra negociam para organizar o Brasileirão de 2027

2021: Competiu na Fórmula Regional Europeia, finalizando a temporada entre os 6 melhores colocados;

2023: Firmou seu lugar na Fórmula 3, conquistando o título da categoria em grande estilo, com duas vitórias e 6 pódios ao longo da temporada.

Mas Bortoleto não parou por aí. Em 2024, ele foi para a Fórmula 2, e, mais uma vez, seu desempenho foi impressionante.

Com a Invicta Racing, ele conquistou duas vitórias e subiu ao pódio outras 8 vezes, liderando o campeonato e se juntando a Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri como os únicos pilotos a faturar a F3 e F2 em anos consecutivos.

Agora, a história de superação de Gabriel Bortoleto entra em um novo capítulo, desta vez correndo pela Sauber.

No próximo domingo, o ronco dos motores marcará o início de uma nova era para o automobilismo brasileiro. Gabriel Bortoleto está pronto para acelerar e mostrar ao mundo que a espera de 7 anos valeu a pena.

Veja também:

Blog O Vale Quer Saber
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.