Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em dois meses, tarifas contra a China saltam de 10% para 125%

Em dois meses, tarifas contra a China saltam de 10% para 125%

A escalada tarifária entre Estados Unidos e China ganhou novos capítulos e reforça que a guerra comercial ainda está longe de um desfecho. Com sucessivos anúncios de novas taxas e contra-medidas, entender a cronologia dos acontecimentos ajuda a decifrar esse cenário volátil.

📅 20 de janeiro – Donald Trump assume a presidência dos EUA anunciando sanções tarifárias contra México, Canadá e China.
📅 4 de fevereiro – As primeiras tarifas são implementadas: 25% para México e Canadá, e 10% para a China.
📅 3 de março – As taxas sobre produtos chineses sobem para 20%.
📅 2 de abril – Trump endurece ainda mais a política: impõe tarifas de reciprocidade a 185 países e eleva em mais 34% as taxas para a China, totalizando 54%.
📅 4 de abril – A China reage com uma tarifa de 34% sobre mercadorias americanas.
📅 8 de abril – Os EUA revidam e ampliam a carga tarifária sobre produtos chineses para 104%.

VEJA  Crédito consignado CLT já alcança R$ 50 bilhões em pedidos

Ontem, a disputa ganhou novos desdobramentos: a China elevou suas tarifas sobre produtos dos EUA para 84%, e Trump respondeu com mais um aumento — agora, as taxas sobre produtos chineses chegam a 125%. Por outro lado, o governo americano reduziu as tarifas de reciprocidade para os demais países a 10% e suspendeu por 90 dias a aplicação das taxas para as nações que não adotaram medidas de retaliação.

Outro ator entrou na cena: a União Europeia, que impôs uma nova tarifa de 25% sobre uma série de produtos americanos — medida que pode gerar um impacto econômico de até 20 bilhões de euros.

O papel do bloco europeu, aliás, pode se mostrar decisivo nos próximos movimentos dessa complexa disputa, já que a UE mantém laços comerciais robustos com os dois lados do conflito.

Redação: OVQS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Blog O Vale Quer Saber
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.