Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bahia sedia principal conferência nacional de estatísticas e geociências

Bahia sedia principal conferência nacional de estatísticas e geociências

Até o dia 5 de dezembro, a Bahia se torna o centro nacional das discussões sobre estatísticas e geociências ao sediar a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) 2025, no Senai Cimatec, em Salvador. Organizado pelo IBGE, com apoio do Governo do Estado e da FIEB, o encontro marca a retomada da principal conferência brasileira dedicada à integração e modernização de dados e, pela primeira vez, é realizado fora do Rio de Janeiro. Na manhã desta quarta-feira (3), o governador Jerônimo Rodrigues participou da abertura do evento.

Ao longo de três dias, especialistas, representantes de instituições nacionais e internacionais, gestores públicos e usuários de informações oficiais contribuem para a elaboração do Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) 2026–2030, que vai orientar a produção, integração e uso estratégico de dados no país.

“Os dados produzidos pelo IBGE e por outras instituições públicas são o que nos permitem planejar com precisão, identificar desigualdades, antecipar demandas e construir políticas mais justas. A Bahia vem investindo fortemente no uso de bases oficiais para organizar iniciativas nas áreas estratégicas do Estado”, afirmou o governador.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destacou que trazer o evento para Salvador simboliza uma nova fase do instituto, voltada à descentralização e democratização do acesso às informações. “Estados como a Bahia tendem a se beneficiar das novas estratégias que o IBGE vem implementando para ampliar a disponibilidade de estatísticas e geodados para gestores, pesquisadores e sociedade.” Ele reforçou que a meta é aproximar ainda mais produtores e usuários de dados e fortalecer a capacidade de planejamento público.

Para o superintendente da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Cláudio Peixoto, a conferência evidencia o papel estratégico das estatísticas e geodados nas decisões de governo. “Estatísticas e geodados são hoje ativos estratégicos para decisões de governo, pois permitem compreender realidades sociais e territoriais com precisão. É uma ação que fortalece o trabalho técnico e aprofunda nossa capacidade de transformar informações em políticas efetivas”, pontuou.

Novas iniciativas de cooperação

Durante a conferência, o governador autorizou a adesão do IBGE ao Convênio de Cooperação Técnica nº 82/2025, que prevê a implantação de uma unidade do Projeto CASA BRASIL IBGE no Posto SAC Comércio, em Salvador. O espaço será dedicado à memória institucional, disseminação de dados oficiais e educação estatística e cartográfica, aproximando o público do trabalho técnico do Instituto.

O governador também assinou Acordo de Cooperação Técnica entre o IBGE, o SENAI CIMATEC e a FIEB, destinado a fortalecer competências analíticas e estatísticas, ampliar o uso integrado de bases de dados oficiais e promover qualificação técnica em análises socioeconômicas, ambientais, territoriais e produtivas.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA

Veja também:

Blog O Vale Quer Saber
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.