Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aumento de casos de metapneumovírus humano preocupa o norte da China

hmpv virus

Nas últimas semanas, a China tem registrado um aumento significativo nos casos de metapneumovírus humano (hMPV), especialmente nas províncias do norte do país. A chegada do inverno intensifica a preocupação, já que esta estação favorece a disseminação de infecções respiratórias.

O surto afeta principalmente crianças menores de 14 anos e foi identificado por um sistema de monitoramento implementado pela China após a pandemia de COVID-19. Este sistema foi criado para acompanhar o aumento inesperado de doenças respiratórias durante o inverno, ajudando a prever potenciais riscos pandêmicos.

O que é o hMPV?

O hMPV foi identificado em 2001 e pertence à família pneumoviridae, que inclui o vírus sincicial respiratório (VSR) e outros causadores de doenças como sarampo e caxumba. Geralmente, ele causa sintomas leves, como resfriados comuns, mas pode evoluir para quadros graves, como bronquiolite e pneumonia, principalmente em:

  • Crianças pequenas
  • Idosos
  • Pessoas com sistemas imunológicos comprometidos

Os principais sintomas incluem:

  • Febre
  • Tosse
  • Congestão nasal
  • Dificuldades respiratórias
VEJA  Atendimentos no Centro de Especialidade Odontológica II serão transferidos para outros locais

Em casos graves, pode haver necessidade de internação para suporte respiratório. Apesar do aumento de casos, até o momento, não há registros de óbitos relacionados ao hMPV.

Transmissão e diferenças em relação ao VSR

Assim como o VSR, o hMPV é transmitido por gotículas respiratórias e segue um padrão sazonal, com maior incidência no inverno e início da primavera. No entanto, o hMPV é menos frequente e geralmente provoca casos mais leves.

Enquanto o VSR afeta principalmente crianças, com risco de complicações graves, o hMPV também atinge idosos e pessoas com doenças crônicas, mas sem vacinas ou antivirais específicos disponíveis.

Com o aumento dos casos, autoridades de saúde reforçam a importância de monitorar os sintomas e buscar atendimento médico em casos graves, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

Veja também:

Blog O Vale Quer Saber
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.