O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, visitou nesta quarta-feira (9), as obras da Adutora do Salitre, um importante investimentos em abastecimento de água para a zona rural do município. Acompanhado do vice-prefeito Tiano Félix, do superintendente da Codevasf, Miled Cussa, da diretora do SAAE, Fabiana Eashira, além de secretários, vereadores e lideranças comunitárias do Distrito do Salitre, o prefeito percorreu trechos da obra, conversou com moradores e reforçou o compromisso de sua gestão com a garantia de acesso à água de qualidade para todos os juazeirenses.
“A água é um direito fundamental, e essa obra representa mais dignidade, saúde e qualidade de vida para milhares de salitreiros. É uma conquista histórica para Juazeiro e nós vamos acompanhar de perto cada etapa dessa transformação”, ressaltou o prefeito.
A Adutora vai beneficiar diretamente cerca de 6.200 pessoas em 18 comunidades do interior de Juazeiro, levando água potável do Junco até Curral Velho Entre os povoados atendidos estão Alegre (1 e 2), Bebedouro Grande (1 e 2), Gangorra, Campestre, Goiabeira (1 e 2), Manga (1 e 2), Manoel Patrício, Marruá, Passagem do Sargento (1 e 2), Pateiro, Pau Preto, Sobradinho e Curral Velho (Campo Formoso).



“Esse é um momento histórico para o Salitre. Depois de décadas de luta, ver essa obra em execução é motivo de esperança para todos nós. É a primeira vez que um prefeito tem cuidado bem dos salitreiros, ele tem pedido apoio do Governo Federal, Estadual para ajudar Juazeiro, e só tem três meses que assumiu a gestão. Nós só temos que parabenizar e agradecer”, comemorou o presidente da União das Associações do Vale do Salitre, Adelino Gonçalves, que acompanhou a visita.
A água bruta será captada no Perímetro Irrigado Salitre e percorrerá uma rede de aproximadamente 10 quilômetros até uma Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada na comunidade de Bebedouro Grande. Após o tratamento, a água seguirá por uma adutora e uma rede de distribuição com extensão projetada de 139 quilômetros, passando por uma Estação Elevatória de Água Tratada principal (EEAT), quatro estações elevatórias intermediárias (Boosters) e 17 reservatórios.
O morador da comunidade de Manga, o senhor Jaime Neves se emocionou ao falar da obra durante a visita da comitiva na sua casa. “Estou muito feliz em receber o prefeito Andrei e saber que agora o sonho de ter água tratada vai ser realizado. O povo do Salitre sempre foi esquecido, agora sim estão cuidando do nosso povo”, avaliou.
“É agua limpa e tratada, é uma obra do Governo Federal, através de emenda parlamentar do deputado federal, Elmar Nascimento, que está sendo acompanhada pela Codevasf, um sistema que será operado pelo SAAE, e vai melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas das 18 comunidades de Juazeiro e Campo Formoso”, finalizou o superintendente da Codevasf.
Manu Lustosa
Ascom/PMJ
Fotos: Gilson Pereira