Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Acordo histórico entre Prefeitura e MPBA implanta modelo de transporte público moderno que prioriza conforto e segurança aos usuários

Prefeitura e MPBA implanta modelo de transporte público moderno que prioriza conforto e segurança aos usuários

A Prefeitura de Juazeiro e o Ministério Público da Bahia (MPBA) anunciaram nesta manhã de quinta-feira (7), em Salvador, um acordo inédito que marca o início da transformação do sistema municipal de transporte coletivo. Pela primeira vez em décadas, o serviço será regulamentado via concessão pública, abrindo caminho para uma operação mais eficiente, fiscalizada e orientada por critérios de qualidade, segurança, acessibilidade e regularidade.

O sistema vinha sendo operado há anos sem processo licitatório formal, o que impedia uma fiscalização efetiva e dificultava melhorias no serviço. Com o acordo, foi autorizada a contratação emergencial de uma nova empresa para atuar por até 12 meses, período em que será concluído o processo de licitação definitiva para concessão plena.

Durante essa fase, a operação será fiscalizada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), com foco especial no cumprimento de horários e rotas, uma das maiores demandas da população. Entre os avanços previstos já na fase emergencial estão a renovação da frota, com ônibus equipados com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito e acessibilidade total para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A operação também contará com um aplicativo de monitoramento em tempo real, que permitirá à população e ao poder público acompanhar o funcionamento do sistema de forma transparente e participativa.

A medida é resultado de mediação realizada pelo Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor) do MPBA e foi celebrada na sede do Ministério Público, com a presença do prefeito Andrei Gonçalves e do procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, além das Promotoras de Justiça, Dra. Joseane Nunes, Dra. Rita Tourinho, Dra. Karinny Peixoto, do Procurador-Geral do município, Dr. Eduardo Lopes, do presidente da Câmara de Vereadores, Mitu do Sindicato, do Chefe de Gabinete, Ademilson Rocha (Tiziu), do Diretor-Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Walterson Tolentino, da Secretária de Fazenda e Finanças, Luanna Mudo, do Advogado, Tarcísio Andrade, da Assessora Jurídica, Dra. Marta Santos, e da Secretária de Comunicação, Gisa Ramos.

“Estamos cumprindo um compromisso que assumimos com a nossa gente e avançando no nosso propósito de promover uma transformação real na dignidade e na autoestima do juazeirense. Nosso povo merece um serviço de qualidade, conforto e segurança”, destacou o prefeito Andrei Gonçalves.

O entendimento firmado em abril deste ano foi homologado pela Justiça na quarta-feira (6), constando em seus termos que, no prazo de 30 (trinta) dias após a notificação, a empresa atual deixará de operar.

O acordo representa um novo capítulo para a mobilidade urbana de Juazeiro, que passa a investir em um transporte público mais digno, moderno e à altura do futuro que os juazeirenses merecem.

Termo do acordo – CLIQUE AQUI

___

Fonte: ASCOM PMJ

Veja também:

Blog O Vale Quer Saber
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.