Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Juazeiro sedia 1º Seminário Territorial de Gestão Ambiental do Sertão Baiano do São Francisco nesta sexta-feira (11)

Juazeiro sedia 1º Seminário Territorial de Gestão Ambiental do Sertão Baiano do São Francisco nesta sexta-feira (11)

Nesta sexta-feira (11), Juazeiro vai ser sede de um encontro inédito e estratégico para o desenvolvimento sustentável da região: o 1º Seminário Territorial de Gestão Ambiental do Sertão Baiano do São Francisco. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, reunirá diversos atores para discutir o Programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA).


A ação apoiada é uma realização da pasta estadual, junto ao Consórcio Sustentável Territorial do São Francisco (CONSTESF) e ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Com início às 8h, o seminário segue até às 15h e acontece no Salão Principal do Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). 


Além de apresentar a estrutura do GAC, a ação discutirá o tema principal, o “Reflorestamento da Caatinga”. A programação do seminário conta com quatro palestras, que irão abordar os seguintes temas: “Política da gestão ambiental, a função do estado no licenciamento”, com organizadores do GAC; “Qual a função do Estado no licenciamento?”, com equipe do INEMA; “Qual o poder do Ministério Público?”, com participação de membros do Ministério Público. Também haverá na programação de palestras diálogos com representação do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA).

VEJA  Petrolina: Agricultores familiares iniciam as entregas do Programa de Aquisição de Alimentos


A programação conta ainda com um treinamento prático, junto ao INEMA e ao Ministério Público para a Implementação de Licenciamento Ambiental nos municípios.


O secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Leal, integrará a mesa de abertura do seminário como representante da gestão municipal. Completam a composição das mesas representantes de outros municípios baianos que compõem o Constesf: Canudos, Curaçá, Uauá, Sobradinho, Casa Nova, Remanso, Sento Sé, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes.


Segundo Cláudio, apoiar o evento é necessário porque se trata do primeiro encontro territorial com foco na gestão ambiental compartilhada, reunindo municípios com desafios e realidades semelhantes. “No evento, colocaremos temas urgentes, como o recaatingamento e criaremos um espaço de debate e construção de soluções, integrando governo estadual, municípios, consórcios e sociedade civil”, frisa Leal.


Programa GAC


O GAC tem o objetivo de promover a descentralização da gestão pública do meio ambiente e tem como principal objetivo apoiar os municípios baianos, individualmente ou através de consórcios territoriais de desenvolvimento sustentável, para a adequação de suas estruturas municipais de meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Blog O Vale Quer Saber
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.